Trump e Hillary levam maioria das primárias da terça (15)
Com isso, conseguem ampliar ainda mais a liderança em seus partidos para garantir as nomeações nas convenções nacionais em julho
Os pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pelo partido democrata, e Donald Trump, pelo republicano, foram os vencedores da maioria das primárias que ocorrem na terça-feira (16) em cinco estados norte-americanos. Com isso, conseguem ampliar ainda mais a liderança em seus partidos para garantir as nomeações nas convenções nacionais em julho.
Hillary venceu em três estados, Ohio, Flórida e Carolina do Norte, de acordo com projeções divulgadas pela CNN e pelo jornal The New York Times. Por volta da 1h15 (de Brasília), ela estava na frente também em Illinois, com 50,6% dos votos, em disputa aperta com seu concorrente no partido, senador Bernie Sanders, que tinha 48,6%. Ele deve vencer em Missouri, de acordo com as mesmas projeções, também em disputa bastante aperta com Hillary (49,9% a 49%). Mas matematicamente, Sanders praticamente não tem mais chances de conseguir o número de delegados para alcançar Hillary.
No lado republicano, Trump venceu em Illinois, Carolina do Norte e também na Flórida, onde ganhou com folga e levou seu oponente, o senador pelo estado Marco Rubio a desistir da corrida presidencial. No caso de Missouri, a disputa estava voto a voto entre Trump, com 41,2% e o senador texano Ted Cruz, com 40,8%. Também houve primária do partido nesta terça em um território dos EUA no Pacífico, vencida por Trump.
O governador de Ohio, John Kasich, bateu Trump em seu estado por cerca de 10 pontos e ganha sobrevida na campanha presidencial. Kasich fez um discurso inflamado na noite de terça, agradecendo a população de seu estado por ter dado sua primeira vitórias nas primárias das eleições de 2016.
Na noite desta terça, Ted Cruz disse que sua campanha está de braços abertos para Rubio e seus apoiadores e lembrou que conseguiu bater Trump em nove primárias até agora.
Delegados
Com as vitórias da terça-feira, Trump chegou a marca de 51% dos delegados necessários para conseguir a nomeação de seu partido. Cruz está em segundo lugar, com 32%. No lado democrata, Hillary tem 43% dos delegados e Sanders 28%.