Sesma confirma terceira morte provocada pelo vírus H1N1

Idoso de 66 anos, que estava internado no hospital Ophir Loyola, em Belém, morreu por conta de complicações relacionadas à Gripe A

sab, 09/04/2016 - 13:25

Um idoso de 66 anos internado no Hospital Ophir Loyola é a terceira vítima do vírus H1N1 em Belém neste ano. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Além de ser acometido pela Gripe A, o homem tinha problemas cardíacos e era renal crônico – portanto, estava dentro do grupo de risco.  

As duas outras vítimas de H1N1 na cidade eram crianças de dois anos de idade, que estavam internadas nos hospitais Barros Barreto e Porto Dias. Segundo a Sesma, as crianças não estavam vacinadas contra a Gripe A. Uma delas sofria de problemas neurológicos. A outra, de doença pulmonar.   

A secretaria informou, por meio de nota, que o cronograma de vacinação na rede municipal de saúde vai começar somente no dia 30 deste mês. O carregamento de vacinas destinado a Belém será entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) no próximo dia 18.

Um ambiente de desinformação e medo começa a tomar conta da cidade. Duas clínicas particulares localizadas no centro de Belém ficam lotadas quando recebem novas doses de vacina. Já existem listas de espera, disse ao LeiaJá um funcionário que pediu para não ser identificado. Para se proteger na rede privada, o custo chega a R$ 150 por dose, para adultos.

Risco - A meta de vacinação da campanha em Belém é alcançar 312 mil pessoas, com prioridade para as enquadradas no grupo de risco: idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde, indígena, detentos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas.  

COMENTÁRIOS dos leitores