PE:estrangeiro é encontrado morto em navio da Libéria

Causa da morte está sendo investigada pela Polícia Federal e IML

por Jorge Cosme qua, 20/04/2016 - 08:35

Um oficial de máquinas romeno foi encontrado morto, na terça-feira (19), no banheiro do navio Apostolos, de bandeira da Libéria, fretado pela Petrobrás, que se encontrava no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Dentro da cabine onde Petre Butacel, de 49 anos, foi encontrado havia maços de cigarro, dois aparelhos celulares, dólares e remédios. 

A Polícia Federal (PF) esteve no local após fiscalizações e análises da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Marinha do Brasil. A embarcação estava carregado de nafta, uma substância derivada do petróleo, e óleo bruto e vinha de Fortaleza com destino a Suape e de lá seguiria ao Porto de São Sebastião, em São Paulo-SP. Segundo a PF, o comandante da embarcação, Tanase Valentin, disse que Petre ingressou no navio no dia 8 de março deste ano, possuía boa saúde e não tomava medicamentos, porém fumava bastante. 

O comandante teria estranhado o fato do oficial de máquinas não haver comparecido para jantar nem para o café da manhã do dia seguinte e nem ao trabalho, que começava por volta das 8h. Com uma chave reserva, o comandante conseguiu entrar na cabine do romeno, encontrando o oficial já sem vida.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as causas da morte. De acordo com a PF, vários tripulantes foram ouvidos e apresentaram a mesma versão do comandante sobre os fatos. O corpo do estrangeiro foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para a realização do Laudo Tanatoscópico, que indicará as causas da morte. Se for constatada que a morte foi provocada por infarto, problemas cardíacos, derrame ou outra situação de causas naturais a investigação será considerada concluída. 

COMENTÁRIOS dos leitores