Mais um detento é morto em presídio de 'segurança máxima'

O preso Carlos André da Silva Lima, 28 anos, veio à óbito na segunda-feira (20) após um tumulto registrado na Penitenciária Barreto Campelo

por Eduarda Esteves ter, 21/06/2016 - 09:19

A polícia investiga a morte de mais um detento dentro de uma unidade prisional de "segurança máxima" em Pernambuco. A situação de caos e falta de estrutura dos presídios do estado, dessa vez, vitimou o preso Carlos André da Silva Lima, 28 anos. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), após um tumulto registrado na Penitenciária Barreto Campelo, localizada em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, o detento veio à óbito no final da tarde da segunda-feira (20).

Ainda segundo a Seres, foram acionados o Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres) e o Batalhão de Choque, mas a situação foi controlada pelos agentes penitenciários da unidade antes da chegada dos efetivos.  Policiais militares do 17º Batalhão chegaram ao local por volta das 17h. O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) também enviaram equipes ao local. Em nota, a Secretaria de Ressocialização informou que "foram identificados os responsáveis pelo tumulto e as providências estão sendo tomadas". 

Recorrência

Mortes e os constantes tumultos na Penitenciária Barreto Campelo não são novidades. No dia 1º de abril deste ano, o detento Thiago Alves de Melo, de 30 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo. Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a direção da unidade já identificou o responsável pelos disparos, Adenílson Bezerra da Silva, e apreendeu a arma do crime, um revólver calibre 38. 

O mês de março de 2016 também foi bastante violento no Sistema Prisional de Pernambuco. Também na Barreto Campelo, depois da morte de um detento a golpes de faca no dia 5 de março, outra fatal agressão foi registrada três dias depois, no dia 8 março na mesma unidade prisional. 

No início do ano, no dia 20 de janeiro, 53 detentos fugiram por um buraco no muro da Penitenciária Barreto Campelo. A fuga ocorreu no momento que pessoas armadas, vindas do lado de fora, atiraram contra as guaritas. Policiais confirmaram que foi usada dinamite na explosão do muro. Muitos bandidos se esconderam na mata que há no entorno do presídio de "segurança máxima", e segundo informações repassadas ao LeiaJá, estariam com fuzis e pistolas.

LeiaJá também

--> Detento é assassinado a tiros na Barreto Campelo

--> Mais um detento morto na Barreto Campelo

--> Divulgadas as imagens dos 53 foragidos da Barreto Campelo

--> Troca de tiros e fuga em massa na Barreto Campelo

COMENTÁRIOS dos leitores