Mutirão para detectar glaucoma será realizado no HC
Pessoas com mais de 40 anos podem se dirigir à unidade para atendimento gratuito
As pessoas que possuem a partir de 40 anos de idade poderão receber atendimento gratuito para detecção de glaucoma no Hospital das Clínicas. O mutirão acontecerá no próximo sábado (2), no estacionamento da Portaria 4 do HC, próximo à Clínica Dermatológica e os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. De acordo com a organização, quem desejar atendimento, não precisa ter encaminhamento prévio de algum oftalmologista e nem portar documento específico.
A chefe do Serviço de Oftalmologia, Isabel Lynch, explicou que o foco em pessoas acima de 40 anos se dá pelo fato de que é essa faixa etária que se configura como fator de risco do glaucoma crônico simples, forma mais comum da doença. Além desse, como a doença é hereditária, pessoas que possuem familiares diagnosticados, também possuem o risco. A incidência também é maior, de acordo com o Lynch, em afrodescendentes.
O mutirão contará com 20 profissionais do Serviço de Oftalmologia do HC, incluindo staff e residentes. Cerca de 25 voluntários, entre acadêmicos da UFPE, integrantes do Lions Clube do Recife e da Liga de Oftalmologia da UPE também farão parte da equipe.
Procedimentos
Os pacientes passarão por Tonometria - exame para medir a pressão interna do globo ocular -, e o Exame de Fundo do Olho - essencial para a detecção do glaucoma. Ainda segundo Lynch, a doença é assintomática e o diagnóstico precoce ajuda no tratamento que, não sendo feito corretamente, pode levar a cegueira.