Fé e tradição marcam a Lavagem do Bonfim em Salvador
Dom Murilo Krieger, arcebispo primaz do Brasil, celebrará a missa solene no último e maior dia de festa
A festa mais tradicional da Bahia começou nesta quinta-feira (4). Baianos e turistas se reúnem, desde então, para celebrar o sagrado e o profano. Para alguns baianos o ano só começa após a primeira e maior celebração religiosa do Estado que iniciará com uma novena em homenagem ao Senhor do Bonfim, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, no Largo do Bonfim, em Salvador.
Um palco será montado em frente à igreja e quem dará início às homenagens será o Coletivo Rumpilezinho, sob regência do Maestro Letieres Leite. Na primeira sexta-feira do ano, as missas se iniciaram a partir das 5 horas da manhã; a novena será às 19 horas e se estende até dia 10. A Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim será no dia 11 (próxima quinta-feira), com saída às 9 horas da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.
O cortejo segue a pé até o alto do Bonfim onde as baianas usam vassouras e água de cheiro para lavar as escadarias da Igreja do Bonfim. No dia 12, a novena retoma seu horário normal, às 19 horas. O tema da Novena é a “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)” e os temas serão desdobrados em cada noite de festejo. Dom Murilo Krieger, arcebispo primaz do Brasil, celebrará a missa solene no último e maior dia de festa.