Renovação da CNH exigirá realização de curso e prova

A mudança começa a valer a partir de junho para todos os condutores do país

por Nataly Simões sex, 16/03/2018 - 18:32

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho terão que realizar um curso e uma prova. A mudança na lei foi publicada na última semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que redefiniu a formação dos condutores no Brasil. Ainda não foram divulgadas informações sobre mudanças no preço da renovação.

Quem renovar a Carteira de Habilitação das categorias A e B até o dia cinco de junho terá que fazer apenas o exame médico, que já era obrigatório.

Segundo o Contran, o curso teórico deve ser realizado ao renovar a CNH a cada cinco anos e pode ser feito de forma presencial ou à distância. Além disso, terá duração de dez horas, que serão divididas em duas aulas por dia, e o aluno deverá ter 100% de frequência.

A prova terá 30 questões de múltipla escolha e o aluno deverá ter no mínimo 70% de acertos no exame.

Caso o motorista seja reprovado, ainda poderá fazer uma nova prova após cinco dias da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá fazer o curso novamente.

Estão liberados de fazer o curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como motoristas de ônibus e de transporte de cargas. No entanto, esses profissionais também passarão por outro curso específico e de maior duração.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o curso tem como objetivo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito. A mudança é resultado de estudos e reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no país.

COMENTÁRIOS dos leitores