PM troca comando das UPPs no Rio de Janeiro

Segundo a assessoria de imprensa do Gabinete da Intervenção Federal, a mudança foi uma decisão tomada pela própria Polícia Militar

por Mellyna Reis ter, 20/03/2018 - 16:18
Assessoria de Comunicação da PMERJ Cerimônia de posse do novo comandante foi realizada nesta terça (20) Assessoria de Comunicação da PMERJ

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) passou a ter um novo comandante. Nesta terça-feira (20), o coronel da Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda assumiu a coordenação no lugar do coronel Samir Vaz Lima, que ocupava o posto há pouco mais de cinco meses. 

A mudança ocorre poucos dias após o porta-voz do comando conjunto das operações da intervenção no RJ, coronel Carlos Cinelli, confirmar que o projeto das UPPs está sendo reavaliado, contudo, não será desmontado. A assessoria de imprensa do Gabinete da Intervenção Federal disse que a mudança foi uma decisão tomada pela própria PM.

Com 28 anos de atuação na Polícia Militar, o coronel Figueredo possui especializações em Comunicação Social e Educação Física, além de ter concluído o curso superior de Polícia Integrada e possuir MBA em Gestão de Segurança Pública. 

O militar já integrou o projeto da Pacificação, atuando como coordenador de Inteligência, em 2012, e Operacional, em 2013. Desde 2014, estava à frente do 18ºBPM (Jacarepaguá), na Zona Oeste da cidade. O batalhão compreende os bairros da Praça Seca e Cidade de Deus, que têm sofrido com intensos tiroteios nos últimos meses.    

De acordo com a assessoria da PMERJ, a gestão do coronel Samir Vaz Lima conseguiu reduzir em cerca de 50% os números de mortes de policiais nas áreas pacificadas e teria apresentado resultados positivos nas recuperações de cargas roubadas, principalmente nas comunidades do Complexo do Lins, na Zona Norte, e Vila Kennedy, na Zona Oeste. Ele vai assumir o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói. 

COMENTÁRIOS dos leitores