Hemope convoca doadores de sangue para garantir estoques

Para o bom funcionamento da rede, o Hemocentro precisa garantir até 400 coletas por dia

qui, 31/05/2018 - 14:52

Por conta do estoque baixo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está buscando doadores. A convocação é para doadores regulares e permanentes a fim de manter os estoques e o fornecimento aos bancos de sangue na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Nos últimos meses, o hemocentro registrou queda nas doações, com um déficit de cerca de mil bolsas de sangue ao mês. Para o bom funcionamento da rede, o Hemope precisa garantir até 400 coletas por dia. "Precisamos de continuidade, que esta atitude seja incorporada na rotina das pessoas. É preciso falar sobre isso com família, amigos, colegas de trabalho e mobilizar cada vez mais para este ato de solidariedade, que, afinal, salva vidas. Se conseguirmos manter uma boa coleta por, no mínimo, 15 dias, conseguiremos repor os estoques que estão críticos", pontuou a diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.

Para realizar a doação, o doador pode ir ao Hemope, na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800.081.1535 (apenas para o período da tarde). O Hemope, centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, fornece hemocomponentes para os hospitais das redes pública e privada, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. 

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos, e pesar pelo menos 50 kg. Para os doadores menores de 18 anos, é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal durante o processo de doação.

O responsável legal deverá comparecer portando original e cópia xerox de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional ou Previdência Social).

Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

COMENTÁRIOS dos leitores