Trump e Kim se preparam para reunião histórica
EUA exigem fim de programa nuclear da Coreia do Norte
Faltam poucas horas para o histórico encontro entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, que pode marcar uma nova fase na relação bilateral entre os países, até hoje caracterizada por tensões políticas e ameaças de guerra.
Programado para esta terça-feira (12), noite de segunda-feira no Brasil, o encontro fará os mandatários discutirem uma "nova relação" entre os dois países, de acordo com fontes locais.
"Deve-se tratar da construção de um mecanismo de paz duradoura e permanente na península coreana", destacou a agência KCNA.
Trump e Kim irão negociar um plano de trabalho que servirá para guiar a relação entre os dois países no futuro. Mas, para isso, os EUA exigem que a Coreia do Norte abandone totalmente seu programa nuclear. Os diplomatas dos dois países trabalham nos detalhes finais para o encontro, que ocorrerá no Hotel Ritz Carlton.
O primeiro aperto de mão entre Trump e Kim está marcado para às 9h locais de amanhã (22h de hoje em Brasília). Em seguida, eles terão uma discussão acompanhada por intérpretes e tradutores oficiais, a qual pode durar até duas horas.
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que Washington permanece empenhada "na completa, verificável e irreversível desnuclearização" da região das Coreias, e que esse é o "único resultado que os EUA aceitarão? da reunião.
Segundo ele, as negociações estão "avançando rapidamente", mas as sanções "permanecerão" até que este último cenário se concretize.
Da Ansa