Pais pedem ajuda para conseguir canabidiol para filha

Luiza sofre com crises constantes de epilepsia

qua, 31/10/2018 - 18:46

Quando ainda estava no ventre de sua mãe, a pequena Luiza - hoje com cinco anos - foi diagnosticada com uma síndrome rara, conhecida como Dandy-Walker, que acomete o cerebelo. Ela sofre de crises constantes de epilepsia que são controladas apenas com uso do canabidiol (CBD), medicação importada produzida a partir da folha da maconha.

A mãe afirma que Luiza fez uso de várias medicações, mas nenhuma surtia efeito. Quando a filha começou a fazer o uso do canabidiol nacional, as crises diminuíram, porém elas ainda aconteciam, foi então que decidiram usar o canabidiol importado, há dois meses. Entretanto o medicamento custa em média 370 dólares cada, cerca de 1,6 mil por mês.

A família afirma que obtém a liberação da Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o remédio, mas atualmente a única renda da família para arcar com todo o tratamento é a do pai, John Lennon Sampaio. A família está com um processo em andamento na Justiça Federal de Novo Hamburgo, para obtenção do medicamento de forma gratuita. Ainda sem sucesso, os parentes de criança criaram uma campanha chamada "CBD para Luiza".

Por Jessika Tenorio

COMENTÁRIOS dos leitores