Austrália fecha polêmico centro de detenção de migrantes

Maribyrnong foi aberto em meados do século passado e, nos últimos tempos, foi palco de greves de fome e de outros protestos pelo duro tratamento dado aos internos

qua, 02/01/2019 - 07:20
Peter Parks Maribyrnong foi aberto em meados do século passado e, nos últimos tempos, foi palco de greves de fome e de outros protestos pelo duro tratamento dado aos internos Peter Parks

O governo australiano anunciou, nesta quarta-feira (2), o fechamento do polêmico centro de detenção de Maribyrnong, em Melbourne, uma das muitas instalações usadas para receber os imigrantes em situação ilegal que chegam ao país.

Segundo o governo, a decisão de fechar esta criticada instalação foi "outro marco na diminuição da rede costeira de detenção de imigrantes da Austrália".

Maribyrnong foi aberto em meados do século passado e, nos últimos tempos, foi palco de greves de fome e de outros protestos pelo duro tratamento dado aos internos.

Em 2017, a Comissão Australiana de Direitos Humanos, um organismo governamental, informou que os guardas desse centro usavam "medidas mais restritivas do que o necessário".

Os poucos reclusos remanescentes foram transferidos para outras instalações.

Segundo o ministro da Imigração, David Coleman, as políticas bem-sucedidas reduziram o número de pessoas detidas nos centros de detenção de imigrantes da Austrália, passando de um pico de 10.000, em 2013, para pouco mais de mil na atualidade.

Desde setembro de 2013, foram fechadas pelo menos 19 instalações. O governo está de olho das eleições de final de maio e no intenso debate sobre as políticas migratórias.

Liderada pelo Partido Liberal, a coalizão no poder na Austrália foi muito criticada por suas duras políticas sobre imigração. Entre elas, o uso de impopulares centros de detenção nas ilhas do Pacífico.

COMENTÁRIOS dos leitores