Imigrantes venezuelanos são diagnosticados com catapora

Os imigrantes vivem em abrigos em Boa Vista

por Beatriz Gouvêa qui, 10/01/2019 - 08:34

Cinco venezuelanos, entre eles quatro crianças, que vivem em abrigos em Boa Vista foram diagnosticados com catapora. As equipes de Saúde da região já começam a vacinação aos estrangeiros para conter o avanço da doença. A catapora é uma doença contagiosa.

“Ano passado, até dezembro, foram notificados 488 casos da doença na capital. Desse total, 105 foram em venezuelanos que vivem nos abrigos e nas ruas. É importante ressaltar que o número está dentro da normalidade. Em 2017, foram notificados cerca de 1,5 mil casos em crianças na capital”, informou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.

Segundo a prefeitura, três casos foram confirmados em crianças que vivem no abrigo para imigrantes Rondon 3, e uma mulher acolhida no Rondon 1, ambos na zona sul da cidade. Outro caso confirmado é de uma criança no Canaã, na zona Oeste.

A vacinação nos abrigos é direcionada para crianças de 9 de meses até 5 anos e mulheres grávidas. "Nós oferecemos todas as informações para a prefeitura e o estado para que essa pronta resposta fosse dada a tempo. Eles [servidores da saúde] já vieram, já foram aplicadas as vacinas e agora estão aplicando nas crianças menores de um ano e gestantes", diz o porta-voz da operação, major Eduardo Milanez.

COMENTÁRIOS dos leitores