Oposição negocia entrada de suprimentos por civis
A informação, contudo, não foi confirmada até o momento
Interlocutores da oposição ao governo de Nicolás Maduro negociam a entrada de ajuda humanitária pela fronteira da Venezuela com a Colômbia por meio de civis, informou a Globonews. Segundo correspondente da emissora, o governo de Maduro teria sinalizado para a possibilidade de autorizar a entrada de suprimentos neste caso, em que não seriam envolvidos políticos da situação ou da oposição, nem de governos estrangeiros.
O presidente autodeclarado Juan Guaidó está reunido neste momento, na cidade de Cúcuta, na fronteira venezuelana com a Colômbia, com os presidentes chileno, Sebastián Piñera, e da Colômbia, Iván Duque Márquez. De acordo com a emissora, Piñera fará um pronunciamento em breve no local.
Por volta das 14h, Guaidó usou sua conta no Twitter para anunciar, oficialmente, a entrada do primeiro carregamento brasileiro de ajuda humanitária no país. A informação, contudo, não foi confirmada até o momento. Outro correspondente da Globonews na fronteira da Venezuela com a Colômbia informou que os caminhões com ajuda humanitária estão em território venezuelano, mas ainda não passaram pelo bloqueio formado pelas forças armadas leais a Maduro, posicionadas a cerca de 500 metros do local onde se encontram os caminhões. (Clarice Couto - Clarice.couto@estadao.com)