Prazo para declarar o Imposto de Renda começa nesta quinta

O download do programa já está disponível no site da Receita Federal

por Beatriz Gouvêa seg, 04/03/2019 - 18:20

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda começa nesta quinta-feira (7) e termina em 30 de abril. Neste ano, a Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2019, relativas ao ano-base 2018.

O download do programa do imposto de renda já está disponível no site da Receita Federal. O contribuinte também pode fazer a declaração pelo celular ou tablet, baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda para aparelhos Android ou iOs. 

Neste ano os contribuintes deverão incluir o CPF de todos os dependentes (filhos, netos, cônjuge, pais, avós e sogros) na declaração. Caso o dependente receba algum tipo de remuneração, como estágio ou pensão alimentícia, os valores deverão constar no campo de rendimentos tributáveis recebidos por dependentes.   

A multa para quem não entregar ou declarar fora do prazo será de no mínimo,R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.

São isentas do pagamento do IRPF as pessoas que, durante o ano passado, tenham tido um rendimento bruto igual ou inferior a R$ 28.559,70. Quem recebeu mais do que isso automaticamente se enquadra em uma das alíquotas do imposto, que vão de 7,5% a 27,5%. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores