Dia das mulheres será de protesto no centro do Recife

Grupos de mulheres estarão unidas pelo mote: "Marielles: livres do machismo, racismo e pela previdência pública"

por Jameson Ramos qui, 07/03/2019 - 17:29
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo O ato acontecerá, não por acaso, no dia 8 de março Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo

Em pleno Dia das Mulheres, que será comemorado na próxima sexta-feira (8), uma concentração de mulheres pretendem ocupar as ruas do centro do Recife unidas pelo mote: "Marielles: livres do machismo, racismo e pela previdência pública". Com concentração prevista para às 14h na Praça do Derby, área central da capital pernambucana, as mulheres saírão às ruas por volta das 16h contra as medidas adotadas no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Antes de saírem em passeata, serão realizadas rodas de diálogos sobre cinco temas: contra o racismo, pela vida das mulheres, contra a reforma da previdência, em defesa da autonomia dos próprios corpos e pela vereadora do Rio de Janeiro assassinada, Mariele Franco.

As organizadoras do ato chamam a atenção para o último levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto com o Instituto Datafolha em 2018. De acordo com o estudo, a cada hora 536 mulheres sofreram agressão física, somando 4,7 milhões de vítimas apenas no ano passado.

Liliana Barros, integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco diz que "nesse atual governo, as mulheres negras são as principais vítimas do feminicídio e do fascismo que está tomando conta do nosso país. E é por isso que neste 8 de Março estaremos nas ruas juntas trabalhando nosso autocuidado e dizendo não a essa onda de fascismo, de racismo e de retrocessos.”

As organizadoras do evento garantem que o ato "marcará o início de um ano que promete ser de muitas mobilizações frente a um governo que adota posturas fundamentalistas, que ameaça os direitos da população mais pobre e que coloca as mulheres em situações de ainda mais vulnerabilidade".

Serviço

O que: Ato do Dia Internacional da Mulher – “Marielles: Livres do Machismo, do Racismo e Pela Previdência Pública”

Quando: sexta-feira, 8 de março, a partir das 14h

Onde: Praça do Derby, região central do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores