Compra de ovos de chocolate requer cuidados do consumidor

Procon-SP recomenda pesquisar bem e pensar primeiro no bolso antes de escolher os produtos

por Nataly Simões qui, 04/04/2019 - 14:54
Getty Images Getty Images

Com as lojas repletas de ofertas de ovos de chocolate de diversos recheios e tamanhos, que são mais caros quando comparados ao preço cobrado por barras de chocolate ou caixas de bombons, o Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) orienta que as pessoas pesquisem bem e pensem primeiro no bolso antes de comprar.

De acordo com a entidade, dependendo do valor é mais vantajoso optar pela compra de barras de chocolate do que de ovos de chocolate, mas os consumidores precisam ter os mesmos cuidados que tomam ao comprar outros produtos.

"Como ocorre com outros alimentos, a embalagem de ovos ou de barras de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento. É importante ficar atento se há sinais de violação do conteúdo e evitar comprar produtos amassados ou com furos na embalagem", alerta o órgão. "Os rótulos também devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição. Isso porque determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo", acrescenta.

Outra orientação do Procon-SP é observar se há na embalagem dos produtos com brinquedos o selo com a idade recomendada para seu uso. "Também deve conter a seguinte frase: 'Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade'", pontua.

Além disso, a instituição informa que ovos de chocolate com brinquedos podem custar mais caro, por isso os pais ou responsáveis que estão pensando em economizar dinheiro não devem levar as crianças no momento das compras.

COMENTÁRIOS dos leitores