Talibãs atacam a cidade afegã de Kunduz
A ofensiva acontece no momento em que os talibãs e representantes dos Estados Unidos prosseguem com as negociações em Doha sobre um futuro acordo de paz
Os talibãs iniciaram neste sábado uma ofensiva contra a cidade estratégica de Kunduz (norte do Afeganistão), atacada em várias ocasiões nos últimos anos.
A ofensiva acontece no momento em que os talibãs e representantes dos Estados Unidos prosseguem com as negociações em Doha sobre um futuro acordo de paz que poderia resultar em uma expressiva redução da presença militar americana no Afeganistão.
A ofensiva, por várias frentes, teve início na madrugada de sábado.
"Até o momento, oito combatentes talibãs morreram ao leste e oeste de Kunduz", afirmou à AFP o porta-voz da polícia local, Sayed Sarwar Husaini.
"Os combates continuam. Unidades de reforço chegaram à cidade e tentam respondes os ataques talibãs", completou.
Tiros eram ouvidos em quatro zonas de Kunduz, cidade próxima da fronteira com o Tadjiquistão.
O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, afirmou que vários pontos importantes da cidade caíram nas mãos dos insurgentes.
"Os talibãs atacaram a cidade de Kunduz a partir de vários acessos. Agora estamos na cidade e ocupamos vários edifícios públicos", declarou Zabihullah.
Em 2015, os talibãs assumiram o controle de Kunduz durante alguns dias, mas foram expulsos pelo exército afegão, que recebeu o apoio da aviação americana.