Baixo de viaduto ganha complexo esportivo e cultural em SP
Situado no centro da capital paulista, o Complexo #9 foi idealizado por Moisés Batista de Souza, o Gibi, tetracampeão mundial de boxe tailandês
Quem passar por baixo do Viaduto do Café, no bairro da Bela Vista, no centro da capital paulista terá uma surpresa positiva. Idealizado por um dos maiores símbolos do Muay Thai (boxe tailandês) no Brasil, o tetracampeão mundial da modalidade, Moisés Batista de Souza, o Gibi, foi inaugurado no último domingo (22), o Complexo #9. Criado a partir da parceria entre a academia de propriedade do atleta, a Gibi Thay, com a Prefeitura de São Paulo, o espaço é a mais nova atração para quem apoia a inclusão social por meio da cultura e do esporte.
Revitalizado e estruturado, o ambiente urbano que estava inutilizado recebeu instalações hidráulicas, sanitárias, iluminação, paisagismo e os materiais essenciais para a prática de atividades esportivas, culturais e até de saúde pública, como os mutirões de avaliação física e nutricional. Segundo o idealizador, a primeira parte do projeto está em funcionamento, mas a tendência é ampliar as ações para oferecer mais à comunidade. "As fases seguintes abrigarão outros serviços como praça com wi-fi grátis, áreas de convivência e mais espaço para uma ampla grade de atividades", antecipa Gibi.
Para a instalação do espaço com salas multifuncionais, tatame para atividade de artes marciais, ringue com arquibancadas para 400 espectadores, cachorródromo, entre outros, a prefeitura concedeu um termo de permissão válido por três anos. Apostando no sucesso da iniciativa, o prefeito Bruno Covas (PSDB) ressalta que trabalhará pelo incentivo à licença dos espaços urbanos para projetos semelhantes. "Mais do que a permissão, nós queremos ter concessão desses espaços, para 25, 30 anos, para que possamos multiplicar essa experiência na cidade", explica.
Confiante nos bons resultados na qualidade de vida das pessoas e da região, Gibi considera que as parcerias a partir da visibilidade de seu trabalho também auxiliam a viabilidade financeira para manutenção do programa. "A oportunidade de mostrar o espaço e o trabalho é o que certamente vai despertar o interesse de apoiadores e patrocinadores que são essenciais para colocar todo o Complexo em prática", comenta.
Incansável e dedicado ao esporte como meio para o bem-estar da coletividade, o atleta destaca a busca por seu maior sonho. "O esporte é uma poderosa arma para manter o equilíbrio físico e emocional e é a propagação dos princípios esportivos que pretendemos continuamente promover, formando atletas, indivíduos e cidadãos", completa.