Vídeo: como forma de amor, família homenageia jovem trans
Desconfortável, Richard utiliza fitas adesivas nos seios; a atitude foi repetida por familiares -inclusive um bebê- para mostrar igualdade e respeito
Uma emocionante representação de amor em família circula nas redes sociais desde essa segunda-feira (7). No registro feito em São Caetano do Sul, Interior de São Paulo, parentes de Richard Alcântara cobriram o peito com esparadrapo para homenagear sua batalha por respeito. Ele se percebeu como homem trans há cerca de um ano.
"Pra que amor maior que o amor de família?", diz o pai enquanto abraça Richard em lágrimas. Há quase um ano, ele sofria com a auto aceitação e rejeição da família e, inclusive chegou a tentar suicídio após uma grave crise de depressão, de acordo com a companheira Yuri Almeida.
Desde então, ele deixou de lado o que limitava sua felicidade e iniciou a transição com tratamento hormonal, acompanhado por médicos. Ele entendeu-se como Richard, mas características de um corpo feminino ainda o deixam desconfortável.
O jovem utiliza fita adesiva enquanto ainda não realizou a cirurgia para retirada das mamas. Ela também foi usada pelos parentes, inclusive um bebê. "A fita nos seios é porque ele ainda não retirou os seios, e quase não se percebe porque sempre foi pequeno mesmo", explicou o responsável pela postagem e primo Naldo Alcântara.
Na publicação, é possível perceber a emoção de Richard ao compreender que agora tem o apoio dos familiares. “Minha família não pensou duas vezes para deixar ele confortável, pois aqui aprendemos desde cedo que amor e respeito andam juntos, e que se tiver de derrubar barreira, iremos derrubar juntos”, relata o post.
Acompanhe: