Trasladação ilumina as ruas de Belém durante cinco horas
Procissão luminosa do sábado à noite encanta os devotos de Nossa Senhora na véspera da grande romaria do Círio de Nazaré
A devoção e a fé carregaram milhares de pessoas pelas ruas centrais de Belém na noite de sábado (11), durante a Trasladação, uma das maiores e mais importantes procissões do Círio de Nazaré. Conduzida pela força da imagem peregrina de Nossa Senhora, a multidão cumpriu um percurso de quase quatro quilômetros em pouco mais de cinco horas.
Conhecida como procissão luminosa, a Trasladação faz o caminho inverso do Círio, na noite de sábado. A romaria saiu por volta de 17 horas do colégio Gentil Bittencourt, ao lado da Basílica Santuário, até a Catedral de Belém, na Cidade Velha. Durante a caminhada, promesseiros puxaram a mesma corda usada no Círio, a grande romaria do domingo. Esse é o Círio de número 227, a maior festa católica dos paraenses.
A Trasladação começou logo depois da missa celebrada pelo núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello, no colégio Gentil Bittencourt. A caminhada seguiu pelas avenidas Nazaré e Presidente Vargas, boulevard Castilhos França, no Ver-o-Peso, até a Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha.
Varanda
Para mostrar cada vez mais a cultura paraense ao mundo, a cantora Fafá de Belém criou a Varanda de Nazaré, durante o Círio, há quase 10 anos. Na Trasladação, no sábado à noite, e no Círio, domingo de manhã, Fafá canta para os romeiros. A programação também tem sarau e um coral de idosas.