Sem ter onde ficar, mulher faz de ponto de ônibus seu lar

Além de móveis como cama e cômoda, ela decorou o local com flores e quadros

por Victor Gouveia qua, 13/11/2019 - 10:38

Sem ter onde ficar, uma moradora em situação de rua decidiu fazer de um ponto de ônibus em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, seu lar. Com cama, poltrona, cômoda e decorado com quadros e flores, há cerca de um mês ela instalou-se na Praça Nossa Senhora do Amparo e, até então, não recebeu contato da prefeitura.

"Ela - que não foi identificada - foi recolhendo os móveis no lixo. Alguém deixou todos os objetos encostados numa calçada próxima, provavelmente para jogar fora, e ela recolheu, montou esse espaço e vive aqui desde então. Ela passa a maior parte do tempo dormindo, sem falar muita coisa com os outros moradores", descreveu o motorista da linha Cascadura-Irajá ao Extra. O condutor também relatou que as vezes a mulher aparenta agressividade e acaba espantando os usuários do transporte.

"Nós evitamos nos aproximar. Às vezes, ela parece muito agitada, não sabemos qual reação ela pode ter. Mas, se você reparar, todas as flores estão em garrafas com água, 'superbem' cuidadas. É uma pena! Poderia ser uma jovem com um futuro melhor. Nós não sabemos o que cada um passou até chegar aqui, até viver nessa situação precária e desumana", descreveu uma moradora das proximidades.

A prefeitura afirmou que vai acolher ela e os demais moradores do terminal de ônibus. Uma abordagem será feita através da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), no entanto, o acolhimento não pode ser compulsório e os próprios moradores têm que aceitar o auxílio.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores