SP: Capital não teve registro de roubo a banco em dezembro
Mesmo com redução progressiva no número de casos, é a primeira vez em 18 anos que os indicadores deste tipo de crime aparecem zerados
O último mês do ano de 2019 teve um dado de destaque no levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP). A capital paulista não registrou casos de roubo a bancos em dezembro, o que não acontecia há 18 anos. De acordo com o órgão, mesmo com a redução progressiva do número de ocorrências, é a primeira vez que os crimes desta modalidade aparecem zerados.
A administração pública trabalha na coleta de dados sobre a criminalidade no estado paulista desde 2001. Segundo a SSP/SP, os roubos a bancos dos meses de dezembro tiveram maior número no ano de 2005, quando 28 ocorrências foram registradas. Em geral, o último mês do ano é o mais visado por criminosos, pois concentra um maior número de operações financeiras.
Ainda conforme a SSP/SP, a baixa neste modelo de roubo se dá pelo empenho dos agentes de segurança na investigação e na prevenção das ações criminosas. O Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) realiza diversas operações para reprimir a prática.