Espanha cura paciente de coronavírus com remédio para Aids

Tratamento é experimental e ainda depende de testes clínicos

por seg, 02/03/2020 - 17:08

Um homem de 62 anos infectado com o coronavírus ficou curado após ser tratado com remédios que são utilizados para tratamento de Aids. O caso aconteceu em um hospital da cidade de Sevilla, na Espanha. Como tratamento experimental, foram usados os medicamentos lopinavir e ritonavir, que são utilizados contra a Aids há mais de uma década, em conjunto com o interferon beta, proteína que auxilia as células a se protegerem contra infecções.

Em entrevista ao El Pais espanhol, o presidente da Sociedade Espanhola de Virologia, Albert Bosch, explica que esse é um tratamento experimental que deu bons resultados frente a outros vírus. "Uma de suas maiores vantagens é que são fármacos aprovados e utilizados em outras indicações, por isso não há dúvidas sobre sua segurança’’, aponta.

O uso de lopinavir e ritonavir combinado com o interferon beta é um dos chamados tratamentos para ‘’uso compassivo experimental’’ aprovados pelo Ministério de Saúde da Espanha. São terapias auxiliares, cujo uso pode ser liberado quando não há alternativas disponíveis, normalmente no tratamento de doenças letais.

Os bons resultados obtidos pelo hospital oferecem uma nova perspectiva mas a confirmação de que eles podem curar a infecção por coronavírus ainda depende de outros testes, pois o sucesso em um caso isolado não significa que o mesmo tratamento possa ser usado em outros pacientes obtendo-se os mesmos resultados.

Por Junior Coneglian

COMENTÁRIOS dos leitores