CPTM inaugura programa de proteção às mulheres em SP

Dispostos em oito estações de trem, postos do ‘Espaço Acolher’ prestarão auxílio às usuárias e funcionárias vítimas de assédio nos ramais ferroviários da capital e região metropolitana

por Alex Dinarte ter, 10/03/2020 - 16:20

Um novo ambiente, disposto em oito estações dos ramais ferroviários da capital e região da Grande São Paulo, oferece atendimento às mulheres vítimas de assédio nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para prestar auxílio às passageiras e funcionárias, a empresa inaugurou na última segunda-feira (9) o programa “Espaço Acolher”. Até a próxima sexta-feira (13) a iniciativa também realiza pesquisas entre pessoas do sexo feminino e ações de conscientização voltadas para todos os usuários desta modalidade de transporte.

As ações fazem parte das atividades da plataforma “Em Movimento por Elas”, programa inédito e permanente de proteção às mulheres que trabalham ou que utilizam os trens da CPTM. Os postos estão instalados nas estações na Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa); Pinheiros (Linha 9-Esmeralda); Guaianases e Dom Bosco (Linha 11-Coral); Tatuapé (Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade); Carapicuíba (Linha 8-Diamante); Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante); e Franco da Rocha (Linha 7-Rubi).

Além de prestar apoio às mulheres que já foram vítimas de importunação sexual e realizar uma consulta entre o público feminino, o programa também terá a assistência do Instituto Avon. O braço social da empresa de cosméticos oferecerá treinamento sobre violência contra mulheres e meninas às equipes de estação que atuam na segurança, palestras para funcionários sobre o papel dos homens no combate às agressões, auxílio na montagem dos canais de denúncia e elaboração das cartilhas “Relacionamentos Saudáveis e “Detecção Precoce do Câncer de Mama”.

COMENTÁRIOS dos leitores