PE: empregada de casal com Covid-19 tem suspeita da doença

Mulher de 47 anos está em isolamento domiciliar

qui, 12/03/2020 - 10:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Secretaria realizou coletiva na manhã desta quinta-feira (12) Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A empregada doméstica do casal testado positivo para o novo coronavírus também pode estar infectada com o Covid-19, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A mulher, de 47 anos, apresentou tosse e dor de cabeça e está em isolamento domiciliar. Segundo a SES, o caso da empregada passou de 'suspeito' para 'provável'.

A pasta confirmou, nesta quinta-feira (12), os primeiros dois casos do novo coronavírus em Pernambuco. O casal, um homem de 71 anos e uma mulher de 66, viajou para a Itália e passou por Roma em meados de fevereiro. 

A notificação do casal foi feita no dia 5 deste mês. Eles apresentaram febre, tosse e dor de cabeça como sintomas iniciais. Marido e mulher apresentam quadro estável em unidade de saúde privada do Recife. 

Os idosos moram sozinhos no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a SES, a única pessoa que mantinha contato com eles era a empregada doméstica, moradora do bairro do Pina, também na Zona Sul da cidade. 

A doméstica está sendo acompanhada por uma equipe da SES. Ela está isolada no quarto de sua casa, podendo circular por outros cômodos apenas com o uso de máscara. A mulher também foi orientada a não tocar nas superfícies dos móveis, lavar as mãos constantemente e usar lenços descartáveis.

Em Pernambuco, são referências para os possíveis casos de Covid-19 o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central do Recife; Hospital Correia Picanço, na Tamarineira, Zona Norte da capital; e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, também no centro da cidade. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco também está se estruturando para se tornar referência. A orientação do Estado, entretanto, é que sejam procuradas inicialmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou policlínicas, que realizarão os encaminhamentos caso haja necessidade.

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial do Covid-19, a doença do coronavírus. Também na quarta-feira, o Ministério da Saúde confirmou 52 casos da doença no país. Após a divulgação, a Bahia confirmou seu terceiro caso e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, confirmou mais 16 pessoas infectadas. O Rio Grande do Sul também anunciou mais dois casos confirmados.

COMENTÁRIOS dos leitores