Após confirmação do Covid-19, PE investiga 15 casos
Com os dois pacientes confirmados, ao todo, o Estado já notificou 39 casos e descartou 22
Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou os dois primeiros casos importados do novo coronavírus. Trata-se de um homem, de 71 anos, e uma mulher, de 66 anos, que retornaram recentemente de uma viagem à Itália. Ao todo, o Estado já registrou 39 casos, desses, 22 já foram descartados, além das duas confirmações.
Apresentando febre, tosse e dor de cabeça, eles foram notificados na quinta-feira (5) e aguardavam a confirmação do Instituto Evandro Chagas, no Pará. Os pacientes já estão internados em um hospital particular do Recife e apresentam quadro estável.
Uma mulher, de 47, teve contato domiciliar com os pacientes e apresentou os mesmos sintomas. Segundo a SES, ela não precisou seguir para uma unidade de saúde, mas passou por coleta feita pela equipe de vigilância do Recife. A suspeita permanece em isolada em casa.
"Com essas primeiras confirmações da nova doença, de pessoas contaminadas na Itália, reforçamos que não há motivo para pânico. Desde a notificação, os pacientes foram mantidos em isolamento hospitalar e seus contatos próximos foram orientados a informar às autoridades de saúde caso apresentassem sintomas da doença", considera o secretário estadual de Saúde, André Longo
Após as confirmações, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), entrou em atividade. O objetivo é coordenar a contenção do novo coronavírus "por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos", frisou o comunicado da SES.