Padre doa respirador, morre em seguida e comove italianos

Infectado com a Covid-19, dom Giuseppe Berardelli preferiu salvar a vida de outra pessoa

ter, 24/03/2020 - 12:51
Reprodução/Twitter/@JamesMartinSJ Paroquianos fizeram uma vaquinha para adquirir o equipamento para o religioso Reprodução/Twitter/@JamesMartinSJ

A atitude do padre dom Giuseppe Berardelli, de 72 anos, comoveu os italianos pelo seu senso de humanidade e compaixão com o próximo. O religioso foi vitimado pela Covid-19 no último dia 15, após recusar-se a utilizar um respirador comprado pelos paroquianos para ele. Giuseppe cedeu o aparelho para que um paciente mais jovem pudesse ser salvo.

“Ele é um ‘Mártir da Caridade’, um santo como São Maximiliano Kolbe, que em Auschwitz [campo de concentração nazista da 2ª Grande Guerra] se ofereceu para tomar o lugar de um homem condenado que tinha família, morrendo em vez dele”, comparou o padre jesuíta James Martin.

Informações apontam que dom Berardelli era muito querido na região de Lovere, uma comunidade na região da Lombardia. O local fica na região de Bérgamo, tida como a que mais sofre com o novo coronavírus na Itália.

Nesta segunda-feira (23), a Itália já registrou 6.077 mortes em decorrência da pandemia. Mais de 63 mil casos foram contabilizados pela Defesa Civil. Contudo, o chefe do órgão, Angelo Borrelli, acredita que o número seja maior. “A relação de um doente certificado para cada 10 não censeados é verossímil”, admitiu ao jornal La Republica.

COMENTÁRIOS dos leitores