Arquidiocese e MST criam cozinha solidária no Recife

Ação ocorre todos os dias de frente ao Armazém do Campo, no centro da cidade

por Marília Parente qui, 26/03/2020 - 17:14
Agência JCMazella Ação ocorre todos os dias de frente ao Armazém do Campo Agência JCMazella

Com o objetivo de atender ao aumento da demanda por alimentos da população em situação de rua do centro do Recife, a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) encabeçaram a ação permanente “marmita solidária”, que já distribui, no Armazém do Campo, no bairro de Santo Antônio, quase mil refeições do café da manhã e jantar por dia.

“A rua do Imperador tem uma população de rua considerável. Todas as noites já existia um processo solidário ali, mas, com a pandemia do coronavírus, as entidades pararam as distribuições com medo”, conta Paulo Mansan, membro da diretoria do MST Pernambuco. Assim, uma série de pedidos por alimentação chegaram ao movimento. “Houve um processo de sensibilização e nos propomos a fazer, a Arquidiocese abraçou a iniciativa. Nós estamos fazendo uma ação centralizada no Armazém do Campo, um espaço do MST que vende produtos orgânicos, aqui no centro”, completa Mansan. 

Como contribuir?

A ação foi também abraçada por outros grupos, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Frente Brasil Popular o grupo Unificados pela População de Rua. Quem quiser contribuir com a iniciativa, pode ajudar sem sair de casa, realizando transferência bancária para a conta da Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre: Banco do Brasil – Agência: 0697-1, Recife, conta corrente 58892-x. O CNPJ da associação é o 09.423.270/0001-80. Alimentos e produtos também podem ser entregues na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Estreita do Rosário, S/N, bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O ponto de coleta de doação funciona de segunda a sexta, das 10h às 14h.

A ação também precisa de voluntários. Os interessados podem conseguir mais informações através de contato com Paulo Mansan, pelo telefone (81) 99855.3121 ou pelas contas no instagram @armazemdocamporecife e @unificadospsr.

COMENTÁRIOS dos leitores