Desinformação sobre auxílio emergencial lota os bancos

"A gente sabe que a fome não espera, mas as pessoas vêm para cá sem saber se vão receber", afirma Suzi Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários

por Katarina Bandeira ter, 14/04/2020 - 16:08

Quem precisa ir às unidades da Caixa Econômica Federal tem enfrentando uma realidade difícil. Em meio a pandemia do novo coronavírus, em que a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde é o isolamento social, filas quilométricas têm desafiado a quarentena e colocado em risco centenas de pessoas.

Na manhã desta terça-feira (14), as agências da região metropolitana do Recife, começaram seus expedientes lotadas e mesmo com medidas de segurança para conter aglomerações dentro dos prédios, do lado de fora da porta giratória o cenário era outro.

A vista do entorno da agência da Caixa Econômica, localizada próxima à Praça do Rosário, no centro de Jaboatão dos Guararapes, chamou atenção dos transeuntes Para entrar na unidade era preciso enfrentar uma fila que dava a volta no quarteirão.

Das dezenas de pessoas que aguardavam do lado de fora, poucas respeitavam a distância mínima de um metro entre os corpos. Em Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana, a situação se repetia, com clientes da casa bancária sem máscara, esperando a liberação da entrada na unidade. Apenas a fila do caixa eletrônico era menor, mas mesmo nela, as medidas de distanciamento não eram aplicadas pela população.

O que dizem os bancários

De acordo com Suzi Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a formação de aglomerações se dá por conta do pagamento do Auxílio Emergencial associado à desinformação sobre o calendário de recebimento do benefício.

"A gente sabe que a fome não espera, mas as pessoas vêm para cá sem saber se vão receber e não estão seguindo as orientações que estão no aplicativo". Ela ressalta que mesmo aqueles que não devem receber o benefício este mês, estão comparecendo às agências e isso aumenta as aglomerações em frente 

"A Polícia Militar hoje está dando um apoio, mas mesmo ela não está conseguindo controlar. No fundo, as pessoas querem responsabilizar o bancário pela fila que está enfrentando, mas muitos que estão aqui nem sabem se vão ter condições [de receber o benefício] ou atendem os critérios para recebê-lo", afirma. 

Em Jaboatão dos Guararapes

Em entrevista ao NETV, o prefeito Anderson Ferreira (PR), afirmou que tenta conscientizar a população, mas que o município sozinho não é capaz de conter as aglomerações. “A prefeitura tem feito campanhas educativas, carro de som percorrendo toda a cidade, nós temos colocado todos os servidores também fazendo essa fiscalização no comércio. Agora, essa situação é uma situação que ocorre no Recife, que ocorre em Abreu e Lima, em cidades com uma maior densidade habitacional”, disse. Para ele, o Governo do Estado precisa dar um suporte maior as cidades para ajudar a conter seus habitantes. 

“Não tem efetivo suficiente [da PM] para ajudar os municípios. Por mais que a guarda municipal e todo o nosso efetivo faça o trabalho de conscientização ele ainda é pequeno. [...] Cabe o Governo de Pernambuco dar suporte ao municípios para que essa fiscalização possa acontecer”, afirmou.

Quando receber o benefício

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Pernambuco a Caixa adiou o início do pagamento aos trabalhadores que usaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ou o site auxilio.caixa.gov.br, para atualizar as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Esse grupo só começará a receber o auxílio emergencial na próxima quinta-feira (16), mesma data em que terá início o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família. Para saque em espécie das poupanças digitais Caixa o calendário segue as seguintes datas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Até o dia 27 de abril, esse recurso será creditado na poupança digital Caixa e não poderá ser sacado em dinheiro. O crédito digital só poderá ser usado para faturas em débito automático ou usando código de barras, e transferência para contas de outros bancos. Essa limitação do saque atinge as poupanças digitais. Para solucionar dúvidas a Caixa Econômica criou uma central de atendimento pelo número 111. Quem fez o cadastro pelo aplicativo deve acompanhar o resultado na plataforma.

Dados do Coronavírus no Estado

Em boletim divulgado nesta terça-feira, pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, o número de casos da doença no estado subiu para 1.284. Nas últimas 24 horas foram identificados 130 novos infectados e 13 pessoas morreram, devido a Covid-19. Outros 11 pacientes se recuperaram da doença.

COMENTÁRIOS dos leitores