O que deveria ser auxílio se transformou numa tortura

O drama de moradores da periferia do Recife que não conseguem sacar o auxílio emergencial

por Jameson Ramos qua, 22/04/2020 - 18:36
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O auxílio emergencial de R$ 600 criado pelo governo federal deveria servir principalmente aquelas pessoas que ficaram de mãos atadas depois do aumento dos casos de coronavírus no Brasil e a necessidade de se manter em casa e isolado. Hugo Rafael Silva, 25 anos, morador da comunidade do Alto do Pascoal, Zona Norte do Recife, aguarda ansiosamente pela liberação desse recurso. Trabalhador autônomo, foi um dos primeiros atingidos pelo isolamento social e se viu sem trabalho e sem dinheiro. Acreditou que esse auxílio seria uma luz no fim do túnel, mas a caminhada por lá está difícil.

Acreditando que esse dinheiro poderia aliviar o sufoco que passa, tendo que pagar o aluguel de sua casa, Hugo sentiu na pele que nada aconteceu como havia esperado. Acreditou que rapidamente suas principais dificuldades seriam superadas com esse recurso, no entanto, já são quase duas semanas de sufoco desde que o seu ‘status’ saiu de ‘em análise’ para ‘aprovado’.

“O dinheiro está no aplicativo, mas eu não consigo fazer nada. Já tentei transferir para uma outra conta da Caixa e toda vez que eu acho vai finalizar ele (o aplicativo) dá erro”, explica o autônomo. Nossa equipe de reportagem presenciou o momento em que Hugo tentou, depois de tantas outras vezes, transferir esse dinheiro que “quebraria um galho”- mas nada mudou.

Ele confirma que já tentou em diversos horários e agora o aplicativo nem abre mais. Ainda na comunidade do Alto do Pascoal, essa dificuldade é a mesma que passa Karolaine Barbosa, 23 anos, que está desempregada e com duas filhas para sustentar. Mesmo contando com a ajuda de sua mãe para conseguir manter o básico dentro de casa, ela sabe que esse dinheiro é essencial para que consiga comprar as coisas que as suas pequenas precisam e sair do sufoco que se encontra.

Mesmo tendo se cadastrado assim que a Caixa liberou, só há três dias que teve o seu acesso ao auxílio aprovado e nada além disso. “Quando a gente pensa que as coisas vão se resolver, aparece mais dificuldade. Nada pra pobre é fácil, parece até que o governo não quer liberar isso”, salienta a jovem.

Essa não é uma realidade exclusiva desses dois jovens. Durante todo o dia desta quarta-feira (22), a #CaixaTemNaoFunciona ficou entre as mais comentadas do Twitter. São vários relatos compartilhados na rede social. "Hoje meu auxílio emergencial faz uma semana de aniversário desde que foi aprovado, mas eu não consigo entrar no Caixa tem"; "É um descaso com a população brasileira nesse momento que precisa do auxílio emergencial eles estão fazendo isso de propósito pra dificultar o pagamento a milhões de pessoas, infelizmente estamos nas mãos desses políticos" - esses são alguns dos milhões de tweets feitos nesta quarta (22).

O LeiaJá entrou em contato com a assessoria da Caixa, mas até a publicação dessa matéria o banco não se posicionou sobre todos esses problemas apontados.

Embed:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores