PE: Governo construirá mais 4 hospitais de campanha

Investimento de R$ 5 milhões permitirá que estruturas sejam erguidas em Caruaru, Olinda, Serra Talhada e Petrolina

sab, 09/05/2020 - 18:13

O governo de Pernambuco anunciou, neste sábado, que investirá R$ 5 milhões na construção de mais quatro hospitais de campanha, na tentativa de atender à demanda por leitos decorrente da pandemia da Covid-19. As novas unidades serão instaladas nas cidades de Olinda, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; e em Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado. Com a iniciativa, o governo espera abrir mais 342 vagas para pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

“Essas unidades, que vão nos ajudar muito no enfrentamento à Covid-19, estão sendo construídas em Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Cada uma delas contará com 100 leitos reforçando a rede estadual já existente na região.Também começamos, hoje, a ampliação da Brites de Albuquerque, nossa unidade de referência da Covid-19 em Olinda. A Brites, que hoje conta com 42 leitos, passará a ter 82 leitos, garantindo mais assistência à população de Olinda e dos municípios próximos”, comentou o governador Paulo Câmara.

A ampliação do Hospital de Campanha da Maternidade Brites de Albuquerque, abrirá 41 novos leitos, sendo 40 para internação clínica e um para estabilização de pacientes. No Hospital Mestre Vitalino, sediado em Caruaru- que já dispõe de 55 leitos dedicados à Covid-19, sendo 30 de UTI- a Secretaria de Saúde vai ofertar outros 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi-intensivo e dois leitos de estabilização, totalizando 104 novos vagas.

De acordo com o governo do estado, a implantação do hospital de campanha prometido para Serra Talhada terá início na próxima segunda (11). Lá, a estrutura oferecerá 95 vagas, sendo 72 para internação clínica e 22 para tratamento semi intensivo, além de um leito para estabilização. No Sertão do São Francisco, em Petrolina, a unidade de Campanha começa a ser construído na próxima semana e irá ofertar 74 vagas clínicas, 26 para pessoas que necessitam de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização. O hospital da cidade contará, ao fim, com 102 unidades.

“Por determinação do governador Paulo Câmara, iremos estruturar todas as macrorregiões do Estado para garantir o atendimento dos casos de Covid-19. Atualmente, já são 183 leitos no interior do Estado, sendo 59 de UTI. E estas estruturas provisórias vão dar capacidade para que possamos avançar na assistência da Covid-19 no interior”, frisa o secretário estadual de Saude, André Longo. Até agora, Pernambuco abriu 939 leitos, sendo 476 de UTI, direcionados para os atendimentos da Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores