Alimentos gordurosos, mas que trazem benefícios à saúde

Há gorduras que são uma fonte de energia, cuja qualidade tem uma profunda influência sobre a saúde

por Junior Coneglian sab, 16/05/2020 - 14:03
Pexels Pexels

Condenadas e injustiçadas. Para algumas pessoas, as gorduras são sinônimos de possíveis enfermidades. Muitas delas, realmente nocivas ao corpo, devem ser evitadas, mas há aquelas que são "uma fonte de energia, cuja qualidade tem uma profunda influência sobre a saúde", como afirma o documento de consenso da Federação Espanhola de Sociedades e Nutrição.

Por isso, confira os alimentos que, embora sejam gordurosos, podem ajudar o organismo. 

Abacate 

Ingrediente presente em inúmeros pratos, ele contém muito menos água do que a maioria das frutas, mas muito mais gordura. O alimento também é rico em fibras e fonte de vitamina E. Dando espaço a sustentabilidade, opte pelo consumo da fruta em temporada (entre setembro e maio). 

Soja 

De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, a soja é uma importante fonte de proteínas de origem vegetal e acrescenta mais quantidades de minerais como cálcio, ferro, potássio, zinco, entre outros, do que outras leguminosas. Possui altas propriedades antioxidantes reduzindo o risco cardiovascular.   

Chocolate 

Para ser considerado saudável, precisa estar acima de 70% de cacau em sua composição, ainda melhor se tiver mais de 85%. Opte pelo chocolate negro amargo, que possuem substâncias bioativas como os flavonoides, que "compensam" os efeitos de gorduras saturadas. 

Ovos 

De acordo com a Fundação Espanhola do Coração, pessoas saudáveis não precisam restringir o consumo de ovos, incluindo as gemas, o que praticamente não afeta o colesterol daqueles que não possuem restrições médicas. "Os ovos contêm 11 gramas de gordura por 100, toda ela na gema", na qual também há "uma grande riqueza de nutrientes interessantes e necessários, como vitaminas A, D e K, minerais, antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, colina e uma proteína da mais alta qualidade", diz Sheila Bustillo, especialista do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas do País Basco. 

Salmão

Reduzindo os índices de inflamação, arritmias e pressões arteriais, o tão conhecido peixe é rico em gorduras poli-insaturadas, normalmente encontrada em vegetais e ácidos graxos ômega 3 (pertencente aos carboxílicos e encontrados na temperatura ambiente, nas fases sólida e líquida).

 

COMENTÁRIOS dos leitores