Após novos casos, cidade indiana retoma confinamento

O confinamento começa na próxima sexta, dia 19, e vai até o fim de junho

seg, 15/06/2020 - 10:25
Arun SANKAR                     Profissional da saúde asperge desinfetante em repartições públicas em Chennai, em 13 de junho de 2020 Arun SANKAR

O estado indiano de Tamil Nadu (sul) ordenou, nesta segunda-feira (15), a retomada do confinamento na cidade de Chennai e em vários distritos vizinhos, onde vivem mais de 15 milhões de pessoas, devido ao avanço da pandemia de coronavírus. O confinamento começa na próxima sexta, dia 19, e vai até o fim de junho.

"Confinamento completo a partir de 19 [de junho] para os distritos de Chennai, Thiruvallur, Chengalpet e Kanchipuram", das áreas vizinhas da capital regional, anunciou o AIADMK, o partido no poder em Tamil Nadu, em sua conta no Twitter.

O comércio considerado essencial ficará aberto apenas até as 14h, e a circulação dos moradores ficará limitada a um raio de dois quilômetros da residência. Tamil Nadu, assim como Maharashtra e Délhi, são as regiões mais afetadas pela Covid-19 na Índia, o segundo país mais populoso do mundo.

O primeiro-ministro Narendra Modi flexibilizou o confinamento estrito imposto no final de março ao 1,3 bilhão de habitantes para limitar a propagação do vírus no início deste mês. Algumas restrições ainda permanecem.

O desconfinamento foi decidido, apesar de a pandemia não dar trégua na Índia, onde cerca de 11.000 casos de contágio são registrados todos os dias. Até o momento, o país contabiliza 332.423 infecções.

Oficialmente, a pandemia já deixou 9.520 mortos, um número muito inferior ao registrado em países europeus bem menores. Os especialistas acreditam, porém, que o número real seja muito maior.

O sistema de saúde indiano está em colapso, devido ao grande número de pacientes, e o pico da epidemia deve ser atingido em algumas semanas.

COMENTÁRIOS dos leitores