UFPE e Amupe firmam parceria para testes de Covid-19

107 cidades devem ser contempladas no primeiro período, mas a expectativa é que todos os municípios de PE integrem o convênio

por Jameson Ramos ter, 16/06/2020 - 20:37
Felipe Oliveira Convênio foi firmado nesta terça-feira (16) Felipe Oliveira

Na manhã desta terça-feira (16), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) firmaram parceria para a realização de testes do Covid-19. A UFPE explica que o convênio tem o objetivo de ampliar o diagnóstico da Covid-19 em 107 municípios do estado, bem como contribuir para a formação de um biorrepositório de amostras biológicas para estudos da Covid-19, o que vai viabilizar outras ações de pesquisa e inovação para o enfrentamento da pandemia.

“Esta é uma ação fundamental que integra outras ações que a Universidade Federal de Pernambuco está realizando. Nós já doamos aos municípios, hospitais e organizações não governamentais mais de 20 mil litros de álcool desde o início da pandemia e também temos realizado a distribuição de protetores faciais”, diz o reitor da UFPE Alfredo Gomes.

Inicialmente serão 107 municípios pernambucanos que estarão nessa etapa, mas a expectativa é que de 30 a 60 dias todas as cidades do Estado sejam contempladas neste convênio. 

 “Foi a necessidade do povo que fez os prefeitos procurarem a Universidade; e a disposição de trabalho, a capacidade técnica, a estrutura instalada, a boa vontade e o compromisso social dos profissionais que aqui trabalham para servir o povo. Nenhuma parceria é mais perfeita que essa”, acentua José Patriota, presidente da Amupe.

O envio das amostras será realizado pelas Secretarias de Saúde dos municípios integrantes do convênio. Já a UFPE usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material. Após o recebimento das amostras pela Universidade, o laudo será liberado no prazo de 24 horas. A previsão é de serem realizados 2 mil exames por semana, na fase inicial do convênio, expandindo-se essa capacidade para 4 mil exames semanais até o fim do acordo.

 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores