Estrelas cadentes entram na atmosfera nesta sexta (17)

Evento continuará até 24 de agosto

por Junior Coneglian sex, 17/07/2020 - 17:41
Pexels Pexels

Uma chuva de estrelas cadentes começa nesta sexta-feira (17) e deve se estender até 24 de agosto. Conhecidos como Perseidas, esses brilhos no céu são provocados por meteoroides menores que um grão de areia que entram na atmosfera com velocidade superior a 210 mil km por hora.

O fenômeno ocorre anualmente quando a Terra cruza com os restos da calda de um cometa chamado 109P/Swift-Tuttle, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 133 anos. Quando se aproxima do Sol, o cometa aquece, o que resulta na liberação de gases e pequenas partículas sólidas que terminam na atmosfera terrestre. "A uma velocidade dessas, o choque com a atmosfera é tão brusco que a temperatura dessas partículas aumenta em até 5 mil graus Celsius numa fração de segundo, por isso se desintegram emitindo um clarão. Isto ocorre entre os 100 e 80 km sobre o nível do solo", contou José Maria Madiedo, pesquisador do Instituto Astrofísico da Andaluzia (IAA-CSIC), em entrevista ao El País.

No hemisfério sul, na noite de 12 para 13 de agosto, o fenômeno atinge seu ponto culminante. Para comtemplar e perceber as pequenas partículas, é indicado se afastar da poluição luminosa, preferindo a zona rural. Em comparação com o ano anterior, o evento poderá ser visto com maior clareza, visto que a Lua em quarto minguante não brilhará tanto.

 

COMENTÁRIOS dos leitores