Fernando de Noronha confirma mais dois casos de Covid-19

Os pacientes são passageiros que desembarcaram no Aeroporto Wilson Campos no último sábado (18)

sex, 24/07/2020 - 07:48
Luiza Sampaio/Kalangoo Imagens Com a atualização, Noronha tem 81 casos confirmados no total Luiza Sampaio/Kalangoo Imagens

A Administração de Fernando de Noronha divulgou, na noite da quinta-feira (23), a confirmação de mais dois casos de Covid-19 no arquipélago. Os pacientes são passageiros que desembarcaram no Aeroporto Wilson Campos no último sábado (18).

Dos 37 moradores investigados, sete ainda aguardam resultados. Também serão investigadas 12 pessoas que tiveram contato com os novos pacientes. 

Além dos casos confirmados na quinta-feira, Noronha tem outros três moradores em recuperação, cumprindo quarentena. Com os novos registros, sobe para 81 o número de casos do novo coronavírus no arquipélago, com 42 sendo identificados pelo estudo epidemiológico em curso no local.

Começou na quinta-feira (23) a fase de coletas da segunda etapa da pesquisa "Incidência e Prevalência da Covid-19 no Arquipélago de Fernando de Noronha." Os participantes farão novos exames de nariz e garganta e sorológico, com amostras do sangue. Dos 904 investigados na primeira fase, 42 apresentaram o novo coronavírus. A maioria teve a doença de forma assintomática. 

Na última terça-feira (21), foi assinado um protocolo para entrada de moradores e funcionários na ilha. O documento prevê regras de quarentena para os recém-chegados e multa de dois salários mínimos para quem descumprir o isolamento. Assim que desembarcarem, os passageiros receberão uma pulseira de identificação que só deve ser removida pela equipe de vigilância em saúde no fim da quarentena ou quando sair o resultado do teste realizado em Noronha confirmando a ausência do vírus. Antes do embarque, todos devem apresentar resultado negativo em exame feito no continente na semana da viagem.

Desde segunda-feira (20), está permitido o funcionamento das academias de ginásticas no arquipélago, seguindo um protocolo definido para o setor. Restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar com 50% da capacidade de mesas e cadeiras. Nas praias, não há mais restrição de horário e podem ser frequentadas por grupos de até 10 pessoas. Os moradores podem levar alimentos e bebidas para consumo próprio e os quiosques estão liberados, mas toldos e guarda-sóis seguem vetados.

COMENTÁRIOS dos leitores