Estudo diz que pílula anticoncepcional combate a Covid-19

Pesquisa da universidade King’s College London foi feita em mulheres de 45 a 50 anos

por Paulo Uchôa ter, 04/08/2020 - 19:26
Pixabay Mulheres que tomaram a pílula apresentaram um risco de 13% menor de desenvolver sintomas graves por Covid Pixabay

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, pesquisadores começaram a ver uma maneira eficaz para criar uma vacina. Mas enquanto uma medicação não é fabricada, estudos de uma universidade King’s College London apontam que pípula anticoncepcional pode ajudar a frear a Covid-19, nos casos considerados graves.

Os responsáveis envolvidos na pesquisa afirmaram que as mulheres, que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study, apresentaram um risco 13% menor de desenvolver sintomas graves da doença. Elas foram rastreadas nos meses de maio e junho. Um outro ponto do estudo atesta que as mulheres no período da pós-menopausa podem apresentar um risco de 22% de intensificar os sintomas.

Muitas delas, de 45 a 50, relataram problemas como perda de olfato, febre e tosse. "Nós supúnhamos que mulheres na pré-menopausa, com níveis mais altos de estrogênio, teriam Covid-19 menos grave quando comparadas a mulheres da mesma idade e índice de massa corporal que passaram pela menopausa, e nossas descobertas confirmaram isso", explicou Karla Lee, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.

Karla, que co-liderou o estudo, completou: "Além disso, quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres que usavam de pílula anticoncepcional combinada com um grupo semelhante que não tomava o medicamento, as mulheres do primeiro grupo tinham Covid-19 menos grave, sugerindo que os hormônios presente na pílula podem oferecer alguma proteção contra a Covid-19".

COMENTÁRIOS dos leitores