Isolamento afeta humor e desenvolvimento infantil

Psicólogo diz que é preciso manter a rotina de atividades e hora do sono

por Junior Coneglian qua, 12/08/2020 - 15:28
Ba Phi / Pexels Ba Phi / Pexels

Perder o sono e apresentar alterações de humor ao longo do dia. Essas foram algumas das mudanças que a estudante de Pedagogia Petra Nuí, 25 anos, percebeu no comportamento do filho de quase dois anos. O motivo? O isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que tem afetado o desenvolvimento infantil.

Petra se junta a lista de pais que notaram as alterações. Para o psicólogo Reinaldo Braga, é preciso manter o mais estável possível a rotina da criança, principalmente aquelas que já convivem com a dinâmica escolar, e se policiar. "O equilibrio emocional dos adultos também leva a um bom desenvolvimento infantil", diz.

Conversar com a criança e propor atividades interativas, como dança, pintura, música e desenho, que ajudam a aprimorar audição, percepção, criatividade e coordenação motora, são algumas das indicações de Braga. Petra segue algumas dessas orientações. "Percebi uma aproximação maior dele com a música e, usando um violão, encontrei um passatempo saudável", conta ela. 

Para o psicólogo, a participação dos integrantes da família na rotina da criança é importante para seu desenvolvimento. "É preciso motivar a criatividade e expressão corporal de variadas formas estando presente nessas atividades. Esse é o melhor caminho para, em épocas conturbadas, assegurar um desenvolvimento e relações saudáveis com as crianças da casa", orienta.

COMENTÁRIOS dos leitores