Planeta perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo

Pesquisa estuda o planeta inteiro pela primeira vez e aponta que este é o 'pior cenário possível'

por Alfredo Carvalho seg, 24/08/2020 - 17:35
Pikist Pikist

Um artigo publicado na revista Cryosphere Discussions por cientistas das universidades de Edimburgo, Leeds e a University College London revela que, por conta do aquecimento global, o planeta Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo entre 1994 e 2017.

Na pesquisa, os cientistas descrevem a perda de gelo como "impressionante" e apontam que, se seguir neste ritmo, o nível do mar pode subir até um metro ao final deste século.

Segundo o professor e diretor do Centro de Observação Polar e Modelagem da Universidade de Leeds, Andy Shepherd, um centímetro de elevação do mar é equivalente a cerca de 1 milhão de pessoas obrigadas a se mudarem de regiões mais baixas.

Shepherd relembra que outros pesquisadores já haviam analisado áreas individuais, como Antártica e Groenlândia, mas é a primeira vez que é feito um estudo que envolve o planeta inteiro. A análise do artigo equivale ao "pior cenário possível", previsto nos estudos do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O estudo foi feito após cientistas da Universidade de Ohio constatarem o nível da queda de neve da Groenlândia, que já não consegue repor no mesmo ritmo que o gelo derrete. Deve-se destacar que a cobertura de gelo do país é a segunda maior do mundo.

Informações divulgadas pelo Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas da Europa apontam 2019 como o segundo ano mais quente já registrado. Em outro estudo divulgado pela Nasa, a última década (2010-2019) é considerada a com a maior temperatura.

COMENTÁRIOS dos leitores