Criança vai fazer teste de Covid e morre após erro médico
Cotonete usado para investigar o novo coronavírus quebrou dentro do nariz do menino
Levado para o hospital por estar apresentando alguns sintomas da Covid-19, uma criança de um ano e meio acabou morrendo após o cotonete usado para realizar o teste do novo coronavírus quebrar dentro de seu nariz. O caso aconteceu na Arábia Saudita.
Em entrevista ao site Al Arabiya, Mosaed al-Joufan, tio e tutor da vítima, afirmou que a criança não sofria de doenças crônicas ou perigosas e a principal reclamação era de febre alta.
O médico que quebrou o cotonete na cavidade nasal do menor decidiu dar uma anestesia geral na criança para poder retirar a parte quebrada do cotonete. Mosaed explica que após o seu sobrinho acordar ele pediu à enfermeira que solicitasse ao médico um exame. A vontade do tio era saber se o cotonete tinha sido totalmente removido.
“A enfermeira disse que o médico não estava disponível e pediu para que esperássemos. Às 9h da manhã, o menino perdeu a consciência e a equipe médica constatou que ele não estava respirando", recorda al-Joufan.
Um raio-x mostrou que a criança estava com as vias aéreas bloqueadas, o que colaborou para piorar significativamente a condição da vítima. O tio ainda pediu a transferência da criança para um outro hospital especializado.
O pedido foi atendido, mas a ambulância só chegou uma hora depois do solicitado e o menor acabou morrendo no caminho para a unidade de saúde.
O site Al Arabiya confirma que a família do menino apresentou um formulário solicitando que as causas da morte inesperada da criança sejam investigadas. O ministro da Saúde Tawfiq bin Fawzan al-Rabiah ordenou uma investigação sobre o incidente.