TJPE decreta prisão preventiva de PM e policial penal

Homens se envolveram em um tiroteio que resultou em duas mortes. Caso aconteceu no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife

seg, 07/09/2020 - 10:57
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Após o tiroteio que resultou em duas mortes, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou a prisão preventiva do policial militar José Dinamérico Barbosa da Silva Filho e do policial penal Ricardo de Queiroz. Eles estavam em um bar no último sábado (5), na Rua Professor José Brandão, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, quando, segundo informações iniciais, após briga, sacaram armas; em virtude do tiroteio, duas pessoas que estavam no estabelecimento morreram.

Ao LeiaJá, o TJPE detalhou que os flagrantes foram revertidos em prisões preventivas, nesse domingo (6). “Eles foram autuados na prisão em flagrante por homicídio consumado e tentativa de homicídio. Os mandados de prisão já foram expedidos pelo Judiciário estadual”, informou o Tribunal de Justiça.

A Polícia Civil, por meio de nota, também deu detalhes a respeito do caso. “Os dois homens estavam em um bar, quando teve início uma discussão e ambos sacaram suas armas de fogo, efetuando vários disparos no local, atingindo cinco pessoas. Entre os feridos, dois faleceram. Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso, que está em tramitação no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP”, informou, por meio da sua assessoria de imprensa.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou ao LeiaJá, nesta segunda-feira (7), que como os envolvidos são servidores públicos, responderão a um processo administrativo disciplinar, conduzido pela Corregedoria Geral do órgão. Além disso, a própria Polícia Militar e a Secretaria Executiva de Ressocialização, entidades às quais os acusados são vinculados, instauraram sindicância para averiguar possíveis infrações administrativas.

Ainda de acordo com a SDS, o policial militar e o policial penal estão sob custódia da PM. Assim que apresentarem condições de saúde, deverão prestar esclarecimentos à Polícia Civil.

Por fim, a Secretaria de Defesa Social lamentou o fato e o classificou como trágico. “A Segurança Pública, assim como os demais órgãos que integram o Pacto pela Vida, lamentam profundamente que servidores públicos cuja missão é proteger a sociedade possam estar envolvidos em um fato tão trágico para as vítimas fatais, feridos e demais presentes no momento da ocorrência. Não apenas nos solidarizamos com os familiares, amigos e entes queridos, como reiteremos o empenho e a seriedade das Forças de Segurança, atuando de forma integrada, na investigação dos fatos e responsabilização dos envolvidos, tanto no âmbito criminal como no administrativo disciplinar”. Confira, a seguir, a nota na íntegra da SDS:

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que estão sendo adotadas todas providências cabíveis, nas esferas criminal e administrativa, acerca da ocorrência envolvendo servidores da segurança pública, na noite de ontem (05/09), no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De imediato, foi instaurado inquérito policial, conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os dois suspeitos de participarem da troca de tiros foram localizados e presos, em flagrante, e responderão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Estão sob custódia Polícia Militar e, tão logo tenham condições de saúde, prestarão depoimento à Polícia Civil.

Outros elementos de prova, como testemunhas, imagens e perícias criminais, estão sendo coletados de modo a elucidar o caso. Por serem servidores públicos, os envolvidos responderão a Processo Administrativo Disciplinar, conduzido pela Corregedoria Geral da SDS. As corporações às quais eles pertencem, a Polícia Militar e a Secretaria Executiva de Ressocialização, também instauraram sindicância para apurar possíveis infrações administrativas. De acordo com as informações iniciais, houve uma briga, em um bar, localizado rua Professor José Brandão, que culminou em disparos de arma de fogo.

Tão logo ocorreu o fato, policiais do 19º Batalhão, responsável pelo território, chegaram ao local e iniciaram os procedimentos de isolamento da área e apreensão de armas, assim como a realização do socorro às vítimas. O Instituto de Criminalística realizou perícias de local de crime e a Polícia Civil iniciou as diligências. Na ocorrência, 7 pessoas foram atingidas pelos disparos. Um homem faleceu no local e outro veio a óbito em uma unidade hospitalar, para onde foi socorrido. Outras 5 pessoas, incluindo os suspeitos de efetuarem os disparos, foram hospitalizadas em unidade de saúde do Recife.

O agente penitenciário está na UTI e o PM está em observação. A Segurança Pública, assim como os demais órgãos que integram o Pacto pela Vida, lamentam profundamente que servidores públicos cuja missão é proteger a sociedade possam estar envolvidos em um fato tão trágico para as vítimas fatais, feridos e demais presentes no momento da ocorrência. Não apenas nos solidarizamos com os familiares, amigos e entes queridos, como reiteremos o empenho e a seriedade das Forças de Segurança, atuando de forma integrada, na investigação dos fatos e responsabilização dos envolvidos, tanto no âmbito criminal como no administrativo disciplinar.

COMENTÁRIOS dos leitores