SP: granjas perdem 1 milhão de galinhas devido ao calor
Altas temperaturas deram prejuízo às granjas da cidade de Bastos, no interior paulista
O calor das primeiras semanas de outubro prejudicou o mercado granjeiro no interior de São Paulo. Na cidade de Bastos (457 km da capital), mais de 1 milhão de galinhas morreram devido as altas temperaturas. Segundo a meteorologia, os termômetros chegaram a 41,4°C na região no início do mês.
Segundo os especialistas, as aves podem ter sido acometidas por um colapso oriundo do desequilíbrio do metabolismo. O calor é a principal causa do problema em granjas que deveriam ter temperatura regulada entre 20°C e 25°C. Os criadores da região estão adaptando vaporização com água e eucalipto para os ambientes, o que pode reduzir os prejuízos na avicultura. Ainda segundo os produtores, uma granja com 100 mil animais depende de um investimento aproximado de R$ 200 mil em climatização.
Considerada a maior produtora de ovos do Brasil, a cidade de Bastos costuma registrar, em média, 26°C em períodos mais quentes. A umidade relativa do ar colabora para que não haja desequilíbrio na temperatura região, no entanto o calor do início do mês fez os índices caírem para 9%.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o clima esteja entre 60% e 80% úmido para não impactar a vida de humanos e animais.