MPPE investiga despejo de esgoto nas praias de Jaboatão

Inquérito foi aberto depois de denúncias dos coletivos Meu Mundo Mais Verde e Salve Barra de Jangada

por Jameson Ramos qua, 21/10/2020 - 19:07
Divulgação/Salve Barra de Jangada MPPE investigará para responsabilizar os culpados Divulgação/Salve Barra de Jangada

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito administrativo civil para investigar e responsabilizar criminalmente os responsáveis pelo lançamento de efluentes nas praias de Candeias e Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

A Prefeitura de Jaboatão, inclusive, também pode ser responsabilizada pela negligência. A denúncia foi feita pelos coletivos Meu Mundo Mais Verde e Salve Barra de Jangada.

O parecer ambiental, construído pelos coletivos, revela que o lançamento de efluentes em galerias pluviais é de responsabilidade e manutenção do poder público municipal e causam contaminação da faixa de areia e poluição marinha nas praias de Jaboatão dos Guararapes, tornando o local impróprio para o banho e utilização de áreas comum na faixa de areia para a prática de esportes e lazer.  

A bióloga e coordenadora do Coletivo Salve Barra de Jangada, Priscilla Dantas, aponta que o município de Jaboatão possui menos de 20% de cobertura urbana de esgoto, o que contribui para a prevalência de doenças como esquistossomose e diarréias. 

"O município deixa muito a desejar tratando-se da temática do saneamento básico. Temos o sétimo pior índice de saneamento básico do país, o que implica em situações como a atualmente evidenciada: O despejo irregular de efluentes", confirma Priscilla.

COMENTÁRIOS dos leitores