Áudio sobre lotação na UTI do Hospital Português é falso

A gravação que circula no WhatsApp seria de uma suposta médica da unidade

por Victor Gouveia ter, 15/12/2020 - 09:22
Reprodução/WikimediaCommons A unidade de saúde já havia sofrido com a circulação de fake news durante a pandemia Reprodução/WikimediaCommons

A assessoria do Real Hospital Português (RHP) desmentiu o áudio que circula no WhatsApp, no qual uma suposta profissional da instituição afirma que a UTI do centro médico está lotada por pacientes de diálise acometidos pela Covid-19. O hospital, localizado na área Central do Recife, informou que não há fila de pacientes, nesta terça-feira (15).

Na gravação, a voz feminina apresenta-se apenas como Mônica e relata que oito médicos do Hospital Português sofrem com um quadro grave do vírus. A suposta funcionária ainda reforça os cuidados contra a pandemia diante da 'segunda onda', que seria mais potente em termos de proliferação, e indica que a emergência está com dificuldades para atender a demanda diária de 300 atendimentos.

--> Hospital Português diz que áudio sobre coronavírus é falso

Procurada pelo LeiaJá, a assessoria do hospital garantiu que a informação é falsa. "O Real Hospital Português informa que dispõe de leitos e não há fila de pacientes aguardando internamento, seja por Covid-19 ou outra necessidade", informou.

Questionada sobre a autoria da gravação e a quantidade de pacientes internados em recuperação da Covid-19, o RHP respondeu que “não irá comentar sobre esses assuntos” e complementou que todos os dados relacionados à pandemia são repassados a Secretaria Estadual de Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores