Covid-19: Recife será centro de distribuição das vacinas

Garantia foi firmada pelo governador Paulo Câmara com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello

por Jameson Ramos ter, 15/12/2020 - 19:28
Pixabay Ainda não há previsão de quando haverá a vacina em todo o país Pixabay

Nesta terça-feira (15), o Governo de Pernambuco divulgou que o Recife será uma das sedes logísticas do país para a distribuição de vacinas contra a Covid-19, assim que a campanha de imunização estiver definida. A garantia foi firmada pelo governador Paulo Câmara (PSB) juntamente com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

"Informamos ao ministro que a nossa infraestrutura está pronta para distribuir o imunizante. Assim que recebermos as doses, em no máximo quatro dias atingiremos os 184 municípios pernambucanos, conforme já havíamos anunciado”, destacou o governador.

Atualmente, Pernambuco conta com 1,7 milhão de seringas em estoque - 1,8 milhão de unidades já compradas e aguardando a entrega pelo fabricante. Além disso, a Secretaria de Saúde de Pernambuco garante que a compra de mais sete milhões de seringas estão em processo licitatório, com previsão de conclusão em janeiro de 2021.

Pazuello disse que até o momento "não há vacinas com solicitações de registro na Anvisa", mas garantiu que todo imunizante que tiver seu registro aprovado pela entidade será imediatamente comprado pelo governo federal e distribuído aos estados.

A assessoria aponta que o governador Paulo Câmara solicitou ao ministro da Saúde que todos os idosos acima de 60 anos sejam vacinados primeiro na fase dos grupos prioritários, assim como todos os profissionais da área de educação.

Câmara também aproveitou o encontro com Eduardo Pazuello para solicitar a revisão do financiamento do Ministério da Saúde de recursos destinados à abertura dos leitos de média e alta complexidade. “Estamos com um déficit de anos, que precisa ser urgentemente reajustado”, concluiu o governador.

COMENTÁRIOS dos leitores