Correios rebate carteiros sobre falta de EPIs
Em reposta a reportagem do LeiaJá, órgão afirma ter cumprido os protocolos de segurança
No último sábado (26) a reportagem do LeiaJá publicou uma matéria que chamou a atenção para uma denúncia de funcionários dos correios do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD), em Boa Viagem. A reclamação era voltada para a falta de EPIs que culminou em 12 pessoas infectadas pelo Covid-19 no local e teve uma resposta enviada ao portal pelo órgão nesta segunda-feira (28).
Os funcionários afirmam que falta álcool gel individual e que a entrega de máscaras não é feita desde março. Os Correios, entretanto, alegam que têm feito entregas do EPIs e adotado todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos envolvidos.
"Além de intensificar as orientações quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, a empresa disponibilizou a todos os empregados álcool em gel e máscaras laváveis, squeeze para os funcionários da área de distribuição, suspendeu a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais, evitando assim compartilhamento de objetos com o cliente externo, instalou painéis de acrílico em guichês de atendimento e, nos centros operacionais, promoveu a reorganização das estações de trabalho, para manter o distanciamento recomendado", diz parte do comunicado do órgão.
A nota não faz nenhuma referência aos 12 casos de Covid-19 apontados por funcionários na matéria e reforça que só "compartilham informações sobre seu efetivo somente com as autoridades competentes". Os correios também ressaltam que o CDD, Boa Viagem está com as atividades interrompidas e vai passar por um processo de sanitização retornando aos trabalhos nesta terça-feira (29).
Confira o comunicado na íntegra.
Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus.
Os Correios estão acompanhando a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. Além de intensificar as orientações quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, a empresa disponibilizou a todos os empregados álcool em gel e máscaras laváveis, squeeze para os funcionários da área de distribuição, suspendeu a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais, evitando assim compartilhamento de objetos com o cliente externo, instalou painéis de acrílico em guichês de atendimento e, nos centros operacionais, promoveu a reorganização das estações de trabalho, para manter o distanciamento recomendado. Em respeito aos valores institucionais, os Correios compartilham informações sobre seu efetivo somente com as autoridades competentes.
A empresa informa ainda que o Centro de Distribuição de Boa Viagem está com as atividades interrompidas temporariamente, para receber o serviço de sanitização, agendado para esta terça-feira (29). A unidade retomará as rotinas operacionais após a conclusão de todos os protocolos preventivos adotados pela empresa, o que deve acontecer a partir do dia 4/1.
Tais medidas não acarretam impacto nas entregas, pois a carga está sendo redirecionada para outros centros operacionais, visando a continuidade do serviço. Todas as demais unidades de distribuição da região metropolitana estão funcionando normalmente, com o recebimento periódico de máscaras e álcool em gel, sendo que a última distribuição ocorreu no dia 14/12.
A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.