Feirantes interditam via durante protesto em Olinda
Comerciantes foram retirados do local em ação de ordenamento urbano da prefeitura
Feirantes de Beberibe, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), fizeram um protesto nesta quarta-feira (13) contra o recolhimento de suas barracas pela prefeitura. O grupo ateou fogo em entulhos e interditou a Estrada de Águas Compridas, nas proximidades da Praça da Convenção.
A ação da prefeitura teve como foco os feirantes que montam suas bancas na calçada e na via da Ponte de Beberibe e da Estrada de Águas Compridas. O atrito entre esses comerciantes e a prefeitura não é novo, já tendo ocorrido protestos anteriormente.
O vendedor de verduras Aldemar Aderbal, que participou do protesto, acusou o prefeito Lupércio (SD) de descumprir um acordo firmado com os comerciantes."Em novembro, ele tinha feito um acordo com a gente depois de vários protestos. Ele acertou que a gente não ficava na calçada e a gente ficava no meio-fio. Ele que está provocando essa situação", acusou.
Segundo Aderbal, eles foram transferidos para um beco insalubre. Outros manifestantes também criticaram o local para onde foram levados, dizendo ter muitos bichos e ser ponto de tráfico.
Por nota, a Prefeitura de Olinda afirmou que a ação de ordenamento ocorre para impedir a comercialização irregular nas calçadas e na via. Segundo a Secretaria de Controle Urbano, não procede a informação de que foram levados para um local inadequado.
A operação, iniciada na terça-feira (12), é realizada pela Guarda Municipal de Olinda, Secretaria de Controle Urbano e Polícia Militar (PM). Policiais e bombeiros estiveram no local do protesto nesta manhã.