Meditação pode trazer alívio em meio à pandemia

Prática reduz os níveis de estresse, desenvolve a criatividade, reduz dores crônicas e traz uma percepção mais empática da vida

por Alfredo Carvalho qui, 04/02/2021 - 16:53
Arquivo Pessoal A atriz Ana Cecília Mamede pratica meditação há cinco anos Arquivo Pessoal

O isolamento social causado pelo coronavírus (Covid-19) contribuiu para o aumento de casos de depressão e ansiedade. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o número de pessoas com depressão aumentou 90% nos primeiros meses da pandemia, e os distúrbios de ansiedade dobraram. Para aliviar as doenças, a meditação tem sido uma das principais dicas dos psicólogos.

A atriz Ana Cecília Mamede, 36 anos, do Rio de Janeiro, pratica meditação há cinco anos. A rotina é de quatro vezes por semana, em sessões de 30 minutos. "A meditação guiada melhorou bastante a minha qualidade de vida, isso é inegável", conta. Devido à prática meditativa, ela relata ter conseguido paz interior, calma e foco para lidar com as tarefas do dia a dia. "Houve melhora na qualidade do sono, diminuiu a ansiedade, aumentou o foco e a disciplina", complementa.

De acordo com a especialista em desenvolvimento humano sobre meditação Ester Gomes, a prática reduz os níveis de estresse, aumenta a capacidade de memorização, auxilia no raciocínio lógico, desenvolve a criatividade, reduz dores crônicas, contribui com a imunidade e traz uma percepção mais empática da vida.

Na pandemia, diversos trabalhadores tem enfrentado dificuldades, seja no presencial ou home office, e que se transformam em preocupações psicológicas que afetam o bom desempenho. "É necessário promover a meditação em prol de acalmar e ajudar os funcionários, para visar uma melhor produtividade. Mente e corpo saudáveis são capazes de coisas extraordinárias", explica Ester.

O principal elemento da meditação é a respiração. Segundo Ester, se concentrar em silêncio, seja sentado ou deitado, ajuda a relaxar. Ao fechar os olhos e se concentrar no som, a intuição pode ser favorecida. "Lembre-se que você está se dando este momento de presente. Este é um mergulho para dentro de si mesmo. Seja por três minutos ou 30, é para você. Então, aproveite", orienta.

COMENTÁRIOS dos leitores