PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas
Acusado é um italiano que morava na Região Metropolitana do Recife. Ele foi preso após determinação do STF
Alduino Gianotta, 59 anos, italiano que residia em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foi preso pela Polícia Federal nesta última terça-feira (2). A prisão aconteceu após determinação do ministro relator do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques.
Ele estava com a sua companheira, que é uma brasileira, e foi levado para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, área central do Recife. Depois de realizar exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), ele foi conduzido para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde fica à disposição do STF.
Alduino é suspeito de integrar e ser líder de uma rede de tráfico internacional de drogas. A PF explica que a cocaína saia da América do Sul através de navios e era enviada para armazéns na zona portuária de Amsterdã e de lá seguia a base da organização criminosa, localizada em Salento.
Segundo investigações da polícia italiana, o acusado seria o principal organizador, gerente e financiador responsável pelo fornecimento e envio de enormes quantidades de cocaína da América do Sul para Amsterdã/Holanda tendo, inclusive, vários contatos com fornecedores internacionais.
A entrega sistemática de cocaína para traficantes em Salento era feita sob sua supervisão e orientação através de seus homens de confiança.
A PF explica que foram mais de dois anos de investigações, que resultou no cumprimento de 26 medidas judiciais, sendo oito prisões preventivas, 18 prisões domiciliares com apreensão de bens localizados nas províncias de Lecce e Salerno, na Itália, que ultrapassam os 4 milhões de euros, cerca de R$ 26 milhões.